NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
EVENTO BANKTECH-FINTECH

Após três meses de confinamento parecia difícil voltar a realizar uma conferência.Ainda que em moldes diferentes dos que estamos habituados o objetivo foi alcançado.
No dia 2 de Julho, neobanks, bancos tradicionais, software providers, académicos e gurus financeiros encontraram-se, virtual e presencialmente no auditório da Fintech House, para discutir o futuro da banca numa era pós Covid-19.

 
A conferência arrancou às três da tarde com a intervenção do Keynote speaker Pablo Soler da IE University, que nos falava desde Itália. Pablo Soler frisou a necessidade de  os bancos inovarem e que este deve ser um processo de raiz, isto é, afastado da estrutura tradicional. Tendo sempre em mente os interesses dos clientes e lealdade para com estes.

Seguiu-se Germain Bahri da Fidor, com uma breve introdução acerca de um novo e mais leve modelo de negócio, o modelo de plataformas e como este pode ser aplicado ao setor da banca. Germain Bahri juntou-se ao primeiro painel do dia feito totalmente online. Contou ainda com a presença de Bruno Macedo Fintech Evangelist da FiveDegrees, Sarunas Legeckas General Manager da N26 e como moderador o Cofundador da Portugal Fintech, Simão Cruz. Trocaram-se ideais sobre o futuro das fintechs e neobanks e debateu-se se no futuro possível uma colaboração destas entidades com os bancos tradicionais.

O segundo painel foi já em modelo presencial no auditório da Fintech House. Ao moderador André Mestre, juntou-se João Teles Sales Executive da Finastra Portugal, Simão Cruz (moderador no primeiro painel) e António Simões Pinheiro, Diretor do Banco Português de Gestão.

A fechar a conferência tivemos uma intervenção final do Professor Sérgio Rebelo da Kellogg School of Management. Melhor do que ler é mesmo ver, convidamo-lo a ir assistir à conferência.
ARTIGO DE OPINIÃO

Paulo Soares de Oliveira sobre a possibilidade de um novo modelo bancário pós Covid-19 no Jornal SOL. 
Veja aqui. 
PORTUGAL, FROM HERE TO WHERE? - 2019

Brett King, CEO e fundador da aplicação móvel de prestação de serviços financeiros "
Moven", autor de best-sellers como Bank 4.0 - Banking Everywhere, Never at the Bank, editado em agosto de 2018, e speaker de relevância mundial, será Keynote Speaker da segunda edição do Fórum Financeiro Outlook, que terá lugar em Lisboa, no dia 24 de maio de 2019.

A sua visão inovadora do sistema financeiro e, nomeadamente, dos serviços bancários da era digital, abre portas para a transformação da banca tradicional de balcão num serviço mais personalizado. Este será mais próximo dos clientes, tirando partido da tecnologia que já faz parte do dia-a-dia deles.

CONFERÊNCIA LITERACIA FINANCEIRA E SUPERVISÃO BANCÁRIA

A PSO – Knowledge & Communication organiza na cidade da Praia, na próxima sexta-feira, dia 8 de fevereiro, uma conferência sobre literacia financeira e supervisão bancária no atual contexto de integração e transformação digital.

A organização refere, em comunicado, que a conferência servirá para discutir os principais desafios que se colocam a Cabo Verde, nesta nova fase, tendo em conta que “nem o sistema financeiro nem a população cabo-verdiana podem assistir, indiferentes, às transformações que têm surgido”.

O evento contará com dois painéis compostos por representantes das mais importantes instituições financeiras de Cabo Verde, que irão colocar em perspetiva as novas normativas mundiais de supervisão face à realidade cabo-verdiana.

A nota refere que a sessão terá em cima da mesa as transformações digitais que têm acontecido em todo o mundo e que proporcionam um conjunto de oportunidades particularmente “para os países como Cabo Verde, cuja insularidade incentiva a adoção dos meios digitais”.

A temática da educação financeira será analisada na conferência, tendo em conta que esta  “tem o papel de esclarecer o modo de funcionamento do sistema bancário e as oportunidades que este oferece e a supervisão garante o seu bom funcionamento”.

A conferência conta com o apoio do Ministério das Finanças e da Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde e com o patrocínio da consultora PwC, Banco Interatlântico e Banco Comercial do Atlântico. Ao vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, estará entregue a abertura do encontro.

Prevê-se ainda a participação de líderes e quadros empresariais do sector financeiro de Cabo Verde, um leque de especialistas a nível mundial em supervisão bancária e literacia Financeira, como Pedro Machado, diretor de Serviços Jurídicos do Banco de Portugal, e Pedro Duarte Neves, presidente do Comité para a Proteção dos Consumidores e Inovação Financeira da Autoridade Bancária Europeia, bem como de alunos das áreas da economia e gestão empresarial.

© PSO - Serviços de Consultoria, Lda. - Direitos Reservados.